Equipamentos
Na ALMAR acreditamos que a excelência dos cuidados de saúde começa também na escolha dos melhores equipamentos.
Trabalhamos com tecnologia criteriosamente selecionada para garantir a máxima segurança, precisão e conforto em cada avaliação, diagnóstico e tratamento.
Conheça os principais equipamentos que colocamos ao serviço da sua saúde e bem-estar
EQUIPAMENTO DE REABILITAÇÃO PÉLVICA COM BIOFEEDBACK
Equipamento de última geração que permite a avaliação, diagnóstico e reabilitação de patologia do pavimento pélvico, em mulheres e homens, com mais de 5 anos de idade.
Permite avaliar concretamente a progressão do utente ao longo das sessões. Utiliza diferentes sondas vaginais e rectais com sensor eletromiográfico e de pressão, realiza trabalho específico e direcionado à disfunção.
Permite ainda realizar trabalho com biofeedback assistido, em que o estímulo elétrico apenas surge na condição de que a força voluntária do(a) utente não atinge valores previamente determinados.
RADIOFREQUÊNCIA
Utilização das propriedades mecânicas, bioquímicas e térmicas das correntes de radiofrequência.
Benefícios: Tratamento não invasivo que promove o aquecimento de tecidos profundos, aumenta a circulação sanguínea, drenagem do excesso de fluídos, aumento da proliferação celular, melhoria da extensibilidade dos tecidos, recuperação da fadiga pós esforço.
Tratamento de patologia degenerativa e pós-traumática do sistema músculo-esquelético em fase aguda e crónica, de entesopatias, de síndromes miofasciais, de neuropatias periféricas, de alisamento de cicatrizes, entre outros.
MESOTERAPIA
Consiste na injeção de medicamentos, em doses muito baixas sobre a pele, o mais perto possível da lesão, da origem da lesão ou onde se exprime a dor, com o mínimo de efeitos indesejáveis.
Benefícios:
- Possibilidade de aplicação direta do fármaco na origem da condição clínica, utilizando o maior interface entre o corpo humano e o ambiente externo.
- Permite maior rapidez de ação local, redução da toxicidade sistémica e gastrointestinal e ausência da interferência do metabolismo hepático.
MAGNETOTERAPIA
Utilização da variação dos campos magnéticos para fins terapêuticos.
Benefícios: Elevação da pressão parcial de oxigénio, estimulação da síntese de ácido hialurónico, libertação de substâncias anti-inflamatórias e de endorfinas, ativação dos sistemas oxiredutores, promoção da formação de calo ósseo.
Tratamento de pseudartroses e atrasos de consolidação, osteoporose localizada, controlo de manifestações de osteoartrite e osteoartrose.

TERAPIA COM ULTRASSONS
Utilização das propriedades terapêuticas (térmica, mecânica e química) das vibrações da matéria induzidas por cristais piezoeléctricos.
Benefícios: Aumento da permeabilidade, do metabolismo celular e da síntese de fibroblastos local, redução do espasmo e da contractura muscular, estimulação da capacidade regenerativa, diminuição da excitabilidade neuronal.
TERAPIA COM SONOFORESE
Utilização dos efeitos mecânicos dos ultrassons para transporte transdérmico de fármacos tópicos.
Benefícios: Utilização das propriedades de vários fármacos, sem efeitos prejudiciais a nível sistémico e sem grande parte dos seus efeitos secundários, garantindo aumento de concentração do fármaco no local efetivo a tratar.
TERAPIA COM LASER
Utilização de radiação eletromagnética, monocromática e não ionizante, no espectro do infravermelho.
Benefícios: Ação anti inflamatória forte, o que permite a sua utilização em processos inflamatórios agudos, aumento da síntese de colagénio, aumento do número de fibroblastos que promove a formação de tecido de granulação.

ELETROTERAPIA
Utilização dos efeitos biológicos das diferentes correntes eléctricas (interferenciais, correntes de Kotz, TENS, Diadinâmicas, Galvânicas, Microcorrentes, etc)
Benefícios: Controlo e tratamento da dor, tratamento da atrofia muscular, atraso de cicatrização de feridas, melhoria da circulação vascular, controlo da hipertonia muscular patológica.

ONDAS DE CHOQUE
É um dispositivo médico, de emissão de ondas acústicas que se propagam através da pele para tecidos subcutâneos.
Benefícios: ação analgésica, promoção da regeneração vascular, ação anti-inflamatória e aceleração da regeneração tecidular.
MOBILIZAÇÃO ARTICULAR MECANIZADA
Consiste na utilização de equipamento automatizado que permite a mobilização articular automática de diferentes segmentos do membro inferior, sem intervenção do utente.
Permite a mobilização a velocidades e em ângulos perfeitamente controláveis, cumprindo as restrições de ângulos de mobilização constantes nos protocolos de reabilitação.
Permite realizar mobilização em doentes com reduzida ou nenhuma capacidade muscular, evitando a rigidez articular e a formação de aderências capsulares.
Equipamento de estrema importância na reabilitação de condições pós-operatórias ortopédicas do membro inferior.
PRESSOTERAPIA
É um tipo de drenagem linfática mecânica que utiliza um aparelho de compressão de ar que pode ser à temperatura ambiente ou fria para insuflar e desinsuflar de forma controlada e rítmica as câmaras que cobrem os braços, o abdómen e as pernas.
Benefícios: redução do volume e da retenção de líquidos, redução da celulite, remoção de tóxinas pós exercício físico intenso e melhoria da ginástica capilar.
CICLOERGÓMETRO DE MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES
Equipamento ativo-resistido que permite a mobilização ativa ou passiva dos membros, a resistências controláveis, gerando melhoria de mobilidade e ganhos de força .
TREADMILL, BICICLETA, ELÍPTICA
Equipamentos de exercício aeróbio, com diferentes programas de treino ajustados manualmente em relação aos objetivos de cada utente, com monitorização de frequência cardíaca para maior segurança na prática de atividade física.
.